Nutrição e Aconselhamento Nutricional

Qual é seu objetivo?

Emagrecimento

Emagrecimento de forma definitiva é possível somente de dentro para fora, transformando a maneira como enxergamos a comida, nossa relação com ela e o “uso” que fazemos dela, ou seja, sem olhar as raízes dos exageros e compulsão alimentar, por exemplo, torna-se superficial e até perigoso apenas restringir os alimentos.

E nutrição adequada também é primordial: você pode estar com excesso de peso, mas desnutrido, sem nutrientes para as células exercerem suas funções. Uma alimentação balanceada em micronutrientes e compostos bioativos vai ajudar a desinflamar o organismo, corrigir desequilíbrios e favorecer o emagrecimento.

Vegetarianismo e Veganismo (Plant-based diet)

Segundo a Associação Dietética Americana (ADA – American Dietetic Association), dietas vegetarianas com baixo teor de gorduras ou de gordura saturada têm sido utilizadas com muito sucesso como parte de programas de saúde para reverter doença arterial coronariana grave. Elas oferecem benefícios e proteção à saúde devido aos baixos teores de gordura saturada, colesterol e proteína e alta concentração de folato – que reduz os níveis sanguíneos de homocisteína -, antioxidantes como as vitaminas C, E, carotenoides e diversos fitoquímicos que protegem a saúde contra doenças crônicas não transmissíveis como câncer, obesidade, diabetes, cardiovasculares, hipertensão e outras.

Declaração de posicionamento da ADA:

Dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e fornecem benefícios à saúde como prevenção e tratamento de certas doenças.

J Am Diet Assoc. 1997;97(11):1317-21.

A alimentação vegetariana hoje é, portanto, reconhecidamente a melhor para a nossa saúde e pode ser adotada em todas as fases da vida se bem planejada.

Nutrição para a gestação

Durante a gestação, o corpo passa por inúmeras transformações fisiológicas que demandam um aporte de nutrientes diferenciado. Um planejamento antecipado da gestação com correções nutricionais para iniciar a gestação com essa necessidade suprida é o ideal.

No entanto, se isso não ocorrer, ainda é possível – e fundamental – fazer ajustes de macro e micronutrientes (minerais e vitaminas) por meio de dieta e suplementação adequadas durante a gravidez. O quanto antes a gestante buscar esse acompanhamento, melhor.

Nutrição para outros fins
(atendimento a todos: onívoros e vegetarianos/veganos)

Ganho de peso ou massa muscular
Prevenção e tratamento de Doenças Crônicas:

  • Obesidade
  • Diabetes
  • Hipertensão arterial
  • Dislipidemias (colesterol e triglicérides elevados)

Tratamentos especiais

  • Transtornos Alimentares
  • Compulsão alimentar
  • Anorexia nervosa
  • Bulimia nervosa

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Envie uma mensagem via WhatsApp Agora.

Agendar por WhatsApp