Monthly Archives: janeiro 2012

teste

Projeto verão

Texto da educadora física Paula Costa Teixeira, publicado em http://gentabrasil.blogspot.com/2012/01/projeto-verao.html

Nada melhor que o verão para iniciar uma rotina de exercícios, não é mesmo? Afinal de contas, o sol nos convida a expor mais o corpo. Então, precisamos correr, pedalar e fazer muitos abdominais para queimar as calorias extras adquiridas nas festas de final de ano. Será que este pensamento é correto? A resposta é NÃO.

Pra começar, o verão corresponde a apenas três meses dos doze que existem em um ano inteiro. Se sua disposição para se exercitar só aparece durante esta estação para poder vestir um shorts ou uma regatinha, você é um forte candidato a conviver sem paz e cheio de “neuras”. Isso porque fazer exercícios apenas para queimar calorias está longe de ser sinônimo de saúde.

Lá na praia, por exemplo, temos muitos corpos “magrinhos” sem saúde. O que adianta você ser magro e viver com o colesterol “nas alturas”, ossos frágeis com predisposição a osteoporose, dores articulares e musculares devido a posturas incorretas? Se estiver fazendo dieta então, nem forças para jogar frescobol na areia vão existir.

As festas de fim de ano e as férias servem para nos tirar da rotina. É super comum os horários das refeições e do sono ficarem bagunçados, o que facilita muito o ganho de alguns “quilinhos”. Para quem tem o hábito de se alimentar de forma correta e fazer exercícios adequados regularmente, tão logo a rotina volta o corpo se ajusta sem sacrifícios.

Outra boa analogia que enfatiza a importância da regularidade são os cuidados com a higiene bucal. Se para prevenir a cárie é preciso escovar os dentes todos os dias, então de nada adianta escovar um monte de vezes num único dia e passar o resto da semana sem escovar. Se usarmos este pensamento para os exercícios, notamos o quanto é comum as pessoas se exercitarem na segunda-feira e depois faltarem ao compromisso o resto da semana. Ou ainda, se comprometem só para o verão, depois… Deixa pra lá.

A exposição maior do corpo realmente acontece no verão, mas por dentro, nosso corpo trabalha incessantemente buscando o equilíbrio e o bom funcionamento de todos os sistemas: circulatório, muscular, esquelético, nervoso, digestivo, intestinal, linfático e por aí vai. Para eles não existem férias, por isso, toda atenção e cuidado é pouco. Se um desses sistemas parar de funcionar corretamente, não serão os “atributos fisicamente belos” para a sociedade que salvarão você.

Por isso, não dá para ter apenas um projeto pro verão. Cada estação do ano tem a sua particularidade. Faça bom proveito de todas elas!