Monthly Archives: dezembro 2011

 Qual atividade física gasta mais calorias?

Texto da educadora física Paula Costa Teixeira, publicado em http://gentabrasil.blogspot.com/

Pode perguntar para qualquer professor de Educação Física. Com certeza, a maioria deles já teve algum aluno que fez esta perguntinha safada. Se ainda não fizeram, este dia vai chegar. Quando me fazem esta pergunta eu respondo o seguinte: não sei, qual atividade física você gosta?

Sim, porque, se você fizer uma atividade física que te dê prazer, você terá vontade de fazê-la todos os dias, logo, você vai gastar mais calorias. Precisamos parar com esta mania de achar que o que deu certo para o outro, vai dar certo para gente também. Somos diferentes (graças a Deus, se todos nós fossemos iguais, o mundo seria tão monótono!) e cada corpo gosta de um tipo de movimento.

Atualmente, nas rodas de conversas informais, os temas alimentação e exercício rolam soltos. E sempre tem alguém com uma dica “milagrosa”. Vamos analisar um exemplo: provavelmente, você já ouviu dizer que natação é uma atividade completa para o corpo. Mas se você começa a se coçar só de imaginar seu corpo no cloro, fica difícil. Daí você pode me dizer que agora existem piscinas sem cloro, com tratamentos mais modernos. Beleza! Mas se você não gosta de sentir seus cabelos presos numa touquinha de silicone ou ter que andar com aquela bolsa enorme com roupas, toalhas e produtos para a higiene pessoal, fica complicadíssimo. Tem gente que gosta de tudo isso, então realmente a natação é uma atividade completa para essas pessoas. O mesmo raciocínio vale para qualquer outro tipo de atividade física. Antes de assumir dívidas de planos mensais, trimestrais e etc., imagine-se fazendo a atividade. Qual horário do seu dia você se vê indo e voltando desta atividade? Em quais dias da semana é viável? Pergunte-se: “será que vou gostar”? Faça uma aula sem compromisso para sentir no seu corpo, não fique apenas olhando nas revistas, na televisão, na internet ou até mesmo pelo próprio vidro da academia.

Talvez o que você precise é só de um pouco de coragem para andar de bicicleta e sentir a brisa no rosto, ou caminhar ao ar livre, ou jogar bola numa roda de amigos. E para isso nem precisa pagar mensalidade!

A melhor atividade para você é aquela que seu corpo se sente bem fazendo, sente prazer. Logo, você sentirá vontade de praticar mais vezes. Se você ainda não sabe qual é, talvez você ainda não tenha se permitido experimentar tudo o que existe.

Explore seu corpo e busque novas sensações.

Boa sorte!